O CadÚnico anunciou novas regras para quem busca ter acesso ao Bolsa Família nos próximos meses. O registro é essencial para que o beneficiário possa ter acesso ao pagamento.
O banco de dados CadÚnico é uma iniciativa do governo federal que compila dados sobre indivíduos em situação de vulnerabilidade social. As autoridades públicas facilitam a aquisição dessas informações abrindo um processo de inscrição.
Durante este processo, o chefe de família, idealmente uma mulher com mais de 16 anos, é responsável pelo registo de todos os membros do agregado familiar. Este processo de registo visa fornecer ao Estado informações sobre as condições de vida destes indivíduos.
Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
As exigências sobre quem pode se cadastrar no CadÚnico são federais, ou seja, valem para todo o país. Vale ressaltar que estar na plataforma não garante o acesso aos benefícios sociais, mas indica que as famílias podem obter alguma ajuda.
Essa é uma forma de ser vista pelo governo brasileiro. Isso ocorre porque os requisitos de cada programa social variam. Por exemplo, quem recebe o Bolsa Família pode não ter direito à contrapartida do BPC (Benefício de Oferta Continuada).
Ou você pode não conseguir acumular nenhum desses benefícios reduzindo suas contas de água ou eletricidade. Além de estar em um único cadastro, existem requisitos para cada programa que devem ser atendidos.
- Renda mensal per capita não ultrapasse meio salário mínimo;
- Ganham mais que isso, mas possuem conexões ou querem algum tipo de plano ou interesse em usar um único registro em sua franquia.
Como se cadastrar no CadÚnico?
Quem preenche os requisitos de renda, deseja ser atendido pelo estado e precisa de auxílio deve se inscrever no CadÚnico. Para isso, as famílias devem escolher um representante maior de 16 anos, sendo que o representante indicado pelo governo é uma mulher.
A partir daí, procure uma unidade de atendimento do Cadastro Único no município onde você mora. Geralmente são centros de assistência social municipais, como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com RG (mesmo sem foto) de todos os familiares, comprovante de residência e laudos médicos para pessoas com deficiência.