Em menos de um ano, a fila dos aposentados do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social ficará mais rápida. A promessa é do novo secretário da Previdência, Carlos Lupi (PDT). Ele também prometeu tratar os aposentados e pensionistas com dignidade.
“O aposentado e o pensionista, bem como o usuário do BPC tem que ser tratado com dignidade, respeito e carinho. Eu pretendo em um ano fazer essa fila andar para valer”
O presidente do PDT assumiu oficialmente o cargo e disse que ainda não sabe exatamente quais são os números dos aposentados do INSS que estão na fila aguardando por reajuste, liberação de pagamento e outros serviços.
“Algumas pessoas falam em 1,2 milhão (tamanho da fila). Dizem – não tenho ainda estes dados – que há também uma retenção de mais de 5 milhões de indivíduos que poderão entrar. Isso inclui todos os benefícios, aposentadorias, pensões, benefício de prestação continuada (bpc), auxílio-saúde. Primeira coisa que eu quero fazer no Ministério da Previdência Social é dar total transparência. Transparência na arrecadação, transparência no que gasta, transparência nos devedores da previdência e transparência nos números.”
Mutirão para acabar com a fila dos aposentados do INSS
Para agilizar as filas ao longo do ano, Lupi disse que formará uma força-tarefa envolvendo estados e municípios. Ele não detalhou quando o processo começaria, mas revelou que estava com pressa.
“Tudo isso precisa ser feito em um processo rápido, em uma espécie de mutirão. Eu pretendo fazer um grande convênio nacional com estados e municípios e já comecei a conversar com alguns. Nós não temos um aparelho de pessoal suficiente para atender tanta gente.”