Volta das máscaras na capital mineira
A Prefeitura de Belo Horizonte voltou a obrigar o uso de máscaras para a prevenção da Covid-19. A obrigatoriedade vale no transporte público e nos estabelecimentos de saúde da capital mineira a partir dessa sexta-feira (18/11).
Segundo o decreto, a obrigatoriedade das máscaras em Belo Horizonte vai até 02/12, podendo ser prorrogada.
No transporte a decisão vale para ônibus, vans escolares, táxis e transporte por aplicativos (Uber, 99, Indriver etc.). “Nas últimas três semanas, a Secretaria Municipal de Saúde observou um aumento de 3% para 15% da positividade dos testes para detecção de Covid-19 realizados nas unidades próprias do município”, disse a secretária municipal de Saúde, Claudia Navarro, em entrevista coletiva nesta quinta (17).
A secretária de saúde de Belo Horizonte pontuou, porém, que não houve aumento de internações ou óbitos. “Para que Belo Horizonte não volte a registrar esse quadro, estamos anunciando a volta do uso obrigatório das máscaras”, explicou.
De acordo com o decreto, o uso de máscaras será obrigatório nos seguintes estabelecimentos e serviços de saúde:
- hospitais;
- unidades de Pronto Atendimento (UPA’s);
- Unidades Básicas e Secundárias de saúde (postos de saúde);
- serviços móveis de urgência (Ambulâncias e SAMU, por exemplo);
- consultórios médicos;
- clínicas especializadas (odontologia, quimioterapia, radioterapia, hemoterapia, litotripsia, bancos de células e tecidos humanos, reprodução humana assistida, dialise e nefrologia);
- serviços de vacinação e imunização humana;
- e serviços de diagnósticos abertos ao público (laboratórios de análises clinicas, exames por imagem, por registros gráficos e métodos ópticos).
Importância da testagem
A secretaria de saúde de Belo Horizonte reforçou a importância da testagem contra a covid-19. Ela deve acontecer, sobretudo para as pessoas com sintomas compatíveis com os da doença. São eles os que acostumamos a lidar desde 2020 para identificar a doença, como dor de garganta, tosse, coriza e febre.
Em caso de sintomas mais agudos, como falta de ar, é importante lembrar que é preciso procurar atendimento médico.

A realização de testes, conforme o município, é o que permite medir o nível de transmissão da doença. Além disso, são os testes que permitem mapear a circulação de possíveis novas variantes do vírus na cidade.

São necessárias ainda, segundo a pasta, outras medidas de prevenção. Dentre elas, estão o isolamento para pessoas com suspeita de contaminação e higienização das mãos.
Belo Horizonte oferece sistema gratuito de testagem de covid-19
A Prefeitura de Belo Horizonte continua oferecendo a testagem em vários pontos da cidade, com agendamento on-line. Ele deve ser feito no portal da prefeitura ou pelo aplicativo PBH Online.
Para realizar o agendamento, basta acessar o portal da Prefeitura de Belo Horizonte e clicar em Agendar Teste. Isso também pode ser feito pelo aplicativo PBH Online, disponível gratuitamente para Android e iOS.
Depois disso, basta realizar o cadastro no sistema com os dados solicitados, o que possibilitará o acesso para o agendamento. Na sequência, basta digitar o CPF e data de nascimento e clicar em ‘entrar’.
Após esse processo será possível a marcação. Será preciso escolher de uma data, horário e local para realização do exame. As opções serão de acordo com a disponibilidade.

Os locais onde são realizados os testes na capital mineira são:
• FAMINAS-BH: Avenida Cristiano Machado 12.001 – Vila Clóris (8h às 17h)
• Faculdade Pitágoras: Rua dos Aimorés, 1.300 – Funcionários (8h às 17h)
• UniBH Buritis: Rua Líbero Leoni, 259, Portaria 2 – Buritis (8h às 16h30)
• Faculdade de Farmácia da UFMG –LINBIO, R. Prof. Moacir Gomes de Freitas – Pampulha, Belo Horizonte (8h às 16h30)