Durante o governo de Jair Bolsonaro, as notas fiscais de compras emitidas com o cartão corporativo do Presidente da República mostram que o dinheiro público foi gasto com combustível para moto, remédios e até doces.
O material foi obtido pelo órgão de ponta, especializado em solicitações da Lei de Acesso à Informação, e começou a ser divulgado nesta segunda-feira (23). Membros da agência estão trabalhando esta semana para digitalizar os dados e torná-los públicos.
Governo divulgou dados do cartão corporativo
Nos últimos 12 dias, também em resposta a Ficam Sabendo, o governo federal divulgou dados de cartão corporativo do governo Jair Bolsonaro – informações que geralmente são mantidas em sigilo até o final do mandato de cada presidente.
A Secretaria-Geral do Presidente da República passou também a publicar no sítio oficial da pasta os dados do cartão corporativo do período de 2003 a 2022. Porém, até esta segunda-feira, estava disponível apenas o valor por transação.
Com as faturas agora públicas, também é possível saber os detalhes de cada compra. Confira alguns itens do cartão corporativo:
Carne: entre essas notas estava uma datada de 24 de julho no valor de R$ 3.202,06. Só naquele dia, Bolsonaro gastou mais de mil reais no corte de carne. Filé mignon 372 reais, prime rib 218 reais, lagarto 131 reais, contrafilé 203 reais, filé mignon 165 reais.
Antidepressivos: uma nota no valor de R$ 272,30 registrada em abril de 2019 mostrava a compra de dois medicamentos: Lexapro e Rivotril. Os medicamentos são usados para tratar a depressão e outros transtornos de humor e ansiedade.