Canal Smithsonian
Um dos canais do grupo Bandeirantes será descontinuado, ou seja, irá acabar, por falta de audiência. O canal Smithsonian Brasil estava perto de completar quatro anos de existência quando a situação ocorreu. O anúncio ocorreu na virada do ano, em 31 de dezembro.
O canal não rendeu o esperado pelo grupo Bandeirantes. Fora a audiência baixa, outro problema foi a falta de patrocinadores e anunciantes.

A marca obteve sucesso em outros países. Contudo, no Brasil a situação foi totalmente distinta. Em comunicado enviado à imprensa, o grupo informou o encerramento do canal e agradeceu os telespectadores.
Smithsonian e grupo Bandeirantes
O Smithsonian Brasil chegou ao país em 2019, na Claro TV no canal 590. Por se tratar de um canal de conteúdos bem específicos, diversas dúvidas pairavam. A decisão da Band em promover o canal em território brasileiro foi considerada ousada, à época.
O Smithsonian Brasil é produto de uma parceria da Showtime Networks com a Paramount Media Networks e a Smithsonian Institution.
Todo o conteúdo era inspirado nos próprios estabelecimentos da Smithsonian. No caso, o canal oferecia atrações como museus, laboratórios de pesquisa e revistas da famosa fundação estadunidense. No Brasil, foi distribuída pela Band e pelo canal Terra Viva.
Dentro do canal, os conteúdos eram sobre um estilo de vida bem específico. Por ser pouco vivenciado no Brasil, a audiência nunca chegou a embalar.
Entre os principais assuntos, o Smithsonian Brasil apresentava séries documentais. Elas abordavam temas como artes plásticas, tecnologia, museus e cultura em geral.
O feed internacional do Smithsonian passou a ser transmitido no Brasil pela plataforma de streaming gratuita da Paramount, a Pluto TV, em setembro de 2022.
Comunicado
“A Astartê, companhia ligada à Newco Programadora e Distribuidora, informa que o canal Smithsonian Brasil deixa de fazer parte de seu portfólio neste dia 31 de dezembro, portanto encerrando sua exibição por operadores de televisão por assinatura”, disse a empresa em nota enviada à coluna Gente, da IG.
“O canal, parceria entre a Astartê, a Showtime –agora Paramount– foi lançado no Brasil há três anos e conquistou importância significativa no audiovisual”, completa.