BrasilCanal do grupo Bandeirantes anuncia seu fim. Anúncio foi feito em 31/12

Canal do grupo Bandeirantes anuncia seu fim. Anúncio foi feito em 31/12

Publicidade

Sumário

Canal Smithsonian

Um dos canais do grupo Bandeirantes será descontinuado, ou seja, irá acabar, por falta de audiência. O canal Smithsonian Brasil estava perto de completar quatro anos de existência quando a situação ocorreu. O anúncio ocorreu na virada do ano, em 31 de dezembro.

O canal não rendeu o esperado pelo grupo Bandeirantes. Fora a audiência baixa, outro problema foi a falta de patrocinadores e anunciantes.

Publicidade
Documentário Expedição Nordeste era exibido repetidamente pelo Smithsonian desde sua estreia, em 2020
Documentário Expedição Nordeste era exibido repetidamente pelo Smithsonian desde sua estreia, em 2020/ créditos: IG

A marca obteve sucesso em outros países. Contudo, no Brasil a situação foi totalmente distinta. Em comunicado enviado à imprensa, o grupo informou o encerramento do canal e agradeceu os telespectadores.

Smithsonian e grupo Bandeirantes

O Smithsonian Brasil chegou ao país em 2019, na Claro TV no canal 590. Por se tratar de um canal de conteúdos bem específicos, diversas dúvidas pairavam. A decisão da Band em promover o canal em território brasileiro foi considerada ousada, à época.

O Smithsonian Brasil é produto de uma parceria da Showtime Networks com a Paramount Media Networks e a Smithsonian Institution.

Publicidade

Todo o conteúdo era inspirado nos próprios estabelecimentos da Smithsonian. No caso, o canal oferecia atrações como museus, laboratórios de pesquisa e revistas da famosa fundação estadunidense. No Brasil, foi distribuída pela Band e pelo canal Terra Viva.

Dentro do canal, os conteúdos eram sobre um estilo de vida bem específico. Por ser pouco vivenciado no Brasil, a audiência nunca chegou a embalar.

Entre os principais assuntos, o Smithsonian Brasil apresentava séries documentais. Elas abordavam temas como artes plásticas, tecnologia, museus e cultura em geral.

O feed internacional do Smithsonian passou a ser transmitido no Brasil pela plataforma de streaming gratuita da Paramount, a Pluto TV, em setembro de 2022.

Publicidade

Comunicado

“A Astartê, companhia ligada à Newco Programadora e Distribuidora, informa que o canal Smithsonian Brasil deixa de fazer parte de seu portfólio neste dia 31 de dezembro, portanto encerrando sua exibição por operadores de televisão por assinatura”, disse a empresa em nota enviada à coluna Gente, da IG.

Publicidade

“O canal, parceria entre a Astartê, a Showtime –agora Paramount– foi lançado no Brasil há três anos e conquistou importância significativa no audiovisual”, completa.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Governador do Amazonas viraliza após dizer que Jeff Bezos precisa pagar pelo uso da marca Amazon

O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (União), disse na quarta-feira (29) que...

Risco de afundamento na mina da Braskem em Maceió causa evacuação em hospital

A Prefeitura de Maceió anunciou na quarta-feira (29) estado de emergência devido ao risco...

Larissa Manoela brinca com situação familiar em comercial do Burger King

O Burger King vai relançar a sua oferta “King em Dobro” com um vídeo...