Neste mês de maio, a Receita Federal pagará R$ 7,5 bilhões aos brasileiros incluídos na primeira parcela da restituição do imposto de renda 2023.
Segundo a agência, esse é o maior valor já pago. A primeira parcela será paga no dia 31 de maio, mas os contribuintes já podem conferir se ela está incluída.
Quem tem direito a restituição do Imposto de Renda 2023?
De acordo com a Receita Federal, o primeiro lote contempla os contribuintes que optam pela modalidade de pré-preenchimento ou optam por receber seus valores por meio do PIX. Além disso, aqueles com prioridade legal podem entrar.
- 246.013 idosos acima de 80 anos,
- 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
- 204.020 que tem possuem prioridade legal, mas que optaram pela Declaração Pré-preenchida ou optado pela restituição via PIX.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
De acordo com as regras fiscais, os pagamentos para aqueles com preferências estatutárias começam em idosos com mais de 80 anos. Depois delas, é a vez do contribuinte que optar pelo modelo de pré-preenchimento ou optar por receber o valor por meio do PIX.
Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.