BrasilMorre Isabel Salgado, precursora do vôlei feminino brasileiro, aos 62 anos. Ela...

Morre Isabel Salgado, precursora do vôlei feminino brasileiro, aos 62 anos. Ela havia sido indicada para equipe do Governo Lula, de transição no esporte

Ex-jogadora e ativista por direitos iguais

Publicidade

Na manhã desta quarta-feira, 16/11, foi confirmada morte de Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei. Inesperado, o falecimento da ex-jogadora aconteceu dois dias depois de ela ser confirmada na equipe de transição do Governo Lula. Ela atuaria na equipe de esportes.

Além de grande jogadora de vôlei, na quadra e na areia, Isabel se destacou na luta por direitos iguais no esporte.

Isabel morreu aos 62 anos
Isabel Salgado/ Créditos: Terra

A morte da ex-atleta foi confirmada pela produtora de cinema, Paula Barreto, em comunicado no grupo Esporte Pela Democracia. A causa do falecimento não foi divulgada.

Publicidade

Na mensagem, Paula afirmou que fez  uma chamada com Isabel na segunda feira. Segundo a produtora, Isabel “estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã”.

“Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, completou.

Lula lamentou a morte de Isabel, em nota

Como dissemos acima, a ex-jogadora foi confirmada na equipe de transição do governo Lula na pasta de esportes. A confirmação de seu nome aconteceu no último dia 14, na segunda-feira.

Publicidade

A nota na íntegra segue abaixo:

“Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.

Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo.

Publicidade

Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei.”

Publicidade

Luiz Inácio Lula da Silva

Outras personalidades lamentam a morte de Isabel

Personalidades do esporte e de outras áreas manifestaram-se a respeito da notícia. Além de demonstrarem tristeza pelo falecimento da ex-atleta, prestaram solidariedade à família e amigos.

Um pouco da trajetória dessa grande atleta e figura humana

Maria Isabel Barroso Salgado nasceu em 02 de agosto de 1960, na cidade do Rio de Janeiro. Começou a se dedicar ao voleibol ainda muito jovem, e em 1973 já atuava nas categorias de base do Flamengo. Foi justamente no clube da Gávea que ela despontou para o esporte brasileiro e internacional.

Já em 1976, ela foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil. Titular da equipe do Flamengo, ajudou a equipe a faturar no mesmo ano o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro de Vôlei (torneio que antecedeu a Liga Nacional, que depois virou a Superliga). Ajudou o Flamengo a ganhar as edições do Brasileiro de 1978 e 1980.

Em 1980, Isabel se tornou a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa. Como jogadora, disputou duas Olímpiadas: a de Moscou (1980) e a de Los Angeles (1984) no vôlei de quadra. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico.

Entrevista com Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei e parte da primeira seleção brasileira feminina - Tpm
Créditos: reprodução

Em 1990, se aposentou das quadras e migrou para o vôlei de praia, sendo uma das precursoras do esporte no Brasil. Formou duplas famosas com Roseli , Jerusa, Tatiana Minello e Jackie Silva (esta, que foi campeã olímpica em 1996).

Na modalidade, ela jogou várias etapas do Circuito Mundial e brasileiro entre 1993 e 2001. Foi medalha de ouro na etapa de Miami (EUA) em 1994.

Como jogadora, nunca deixou de atuar também na defesa de direitos iguais entre homens e mulheres no esporte. Foi notória sua atuação nesse sentido, o que lhe rendeu brigas intensas com a Confederação Brasileira de Vôlei, além de ter sofrido retaliações.

Atuou ainda como treinadora tanto na quadra quanto na areia.

Em 2016, Isabel também carregou a tocha olímpica no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos daquele. Atualmente, ela era treinadora de vôlei de praia.

Isabel Salgado deixou cinco filhos e cinco netos. Dos filhos, três também são atletas do vôlei. São eles Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Governador do Amazonas viraliza após dizer que Jeff Bezos precisa pagar pelo uso da marca Amazon

O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (União), disse na quarta-feira (29) que...

Risco de afundamento na mina da Braskem em Maceió causa evacuação em hospital

A Prefeitura de Maceió anunciou na quarta-feira (29) estado de emergência devido ao risco...

Toffoli diz que prisão de Lula foi ‘maior erro judiciário da história do país’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli declarou inválidas todas as provas...