BrasilAdeus ao Rei: Pelé, maior jogador de futebol da história, morre aos...

Adeus ao Rei: Pelé, maior jogador de futebol da história, morre aos 82 anos

Publicidade

Sumário

Adeus ao Rei do Futebol

Nesta quinta-feira, 29 de dezembro de 2022, Pelé, o Rei do Futebol, morreu aos 82 anos. Ídolo maior do esporte mais popular do Brasil e do mundo, esteve internado durante um mês. Recentemente, estava recebendo cuidados paliativos no Hospital Albert Einstein.

Pelé parabenizou a Argentina pela conquista da Copa do Mundo de 2022, neste mês de dezembro. Nos últimos dias, diante de piora, o hospital resolveu que não divulgaria mais boletins médicos referentes ao Rei do Futebol.

Publicidade
Pelé, 1940-2022/ reprodução
Pelé, 1940-2022/ reprodução

A família de Pelé ainda não divulgou detalhes sobre o velório. Contudo, foi montada uma estrutura na Vila Belmiro, nos últimos dias, para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.

Pelé estava internado desde 29 de novembro

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro deste ano. Deu entrada no hospital em virtude de ter tido uma infecção urinária depois de ter contraído covid-19. Além disso, fez uma reavaliação do tratamento que fazia de câncer de cólon.
Ele fazia tratamento contra o câncer desde 2021.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol”, diz o comunicado do Hospital.

Informações completas, aqui.

Publicidade

Maior Atleta do Século XX

Pelé nasceu em Três Corações, no sul de Minas Gerais, em 23 de outubro de 1940. Com apenas 15 anos de idade, já era jogador do Santos Futebol Clube, time pelo qual se consagrou.

Será lembrado pela grandeza de seus feitos também pela seleção brasileira. Ele estreou em 1956, com somente 16 anos, e em clássico contra a Argentina. Ali, fez também seu primeiro gol pela “Amarelinha”.

Mas a consagração veio dois anos depois desse primeiro gol. Em 1958, com apenas 17 anos, Pelé foi decisivo para o título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol, disputada, naquele ano, na Suécia.

Pelé/ créditos: Wikipedia

Publicidade

Esteve também na equipe que jogou a Copa do Mundo de 1962, disputada no Chile, apesar de pouco ter jogado no bicampeonato da Seleção Brasileira. Depois da frustração no mundial de 1966, a consagração absoluta na Copa de 1970, do México. Ao lado de Tostão, Jairzinho, Gerson e tantos outros, comandou o tricampeonato da seleção e se consagrou como gigante do esporte.

Publicidade

Nos anos 1960, Pelé marcou época no Santos, campeão da Taça Brasil, Libertadores da América e Mundial Interclubes.

De acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais. Consta que marcou a765 gols em 812 partidas. Com efeito, Pelé fez um total 1283 gols em 1363 jogos, incluindo aí amistosos não oficiais. Trata-se de um recorde mundial, registrado no Guinness Book, o livro dos recordes.

Durante sua carreira, chegou a ser durante um período o atleta mais bem pago do mundo.

Em 2000, a própria IFFHS reconheceu Pelé como o Maior Jogador do Século XX. No mesmo ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu Pelé como o Atleta do Século, à frente de nomes como Michael Jordan, Carl Lewis e outros.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Governador do Amazonas viraliza após dizer que Jeff Bezos precisa pagar pelo uso da marca Amazon

O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (União), disse na quarta-feira (29) que...

Risco de afundamento na mina da Braskem em Maceió causa evacuação em hospital

A Prefeitura de Maceió anunciou na quarta-feira (29) estado de emergência devido ao risco...

Toffoli diz que prisão de Lula foi ‘maior erro judiciário da história do país’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli declarou inválidas todas as provas...