Informação da Folha de São Paulo
A Folha de São Paulo publicou que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, recebe cuidados paliativos exclusivos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele se encontra internado desde a última terça-feira (29/11).
A matéria completa pode ser lida aqui.
Pelé vinha fazendo quimioterapia desde setembro do ano passado, quando foi operado de um câncer de intestino. No início do ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2022/K/Y/69qx46S0G534g7v7qraA/pele-reproducao-instagram.jpeg)
Segundo apuração da Folha de São Paulo, ele vem recebendo cuidados paliativos desde que parou de responder à quimioterapia. Isso quer dizer que a quimioterapia foi suspensa. Junto com isso, Pelé segue recebendo medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo, sem ser submetido a terapias invasivas.
Cuidados paliativos são indicados a pacientes com doenças graves, potencialmente mortais. Esses cuidados variam de caso a caso, de paciente para paciente. Isso varia, por exemplo, de acordo com o tempo de sobrevida esperado para a pessoa.
Internação de Pelé
Segundo matéria da ESPN, Pelé chegou ao hospital com um quadro de anasarca. Trata-se de um inchaço generalizado. Além disso, o craque sofre de uma síndrome edemigêmica (edema generalizado) e uma insuficiência cardíaca descompensada.
Na tarde desta sexta (2), o Hospital Israelita Albert Einstein divulgou nota informando o estado de saúde do Rei do Futebol. Nela, diz Pelé teve diagnosticada uma infecção respiratória, após ser internado na terça para uma reavaliação da terapia quimioterápica, que vinha sendo feita devido a um tumor de colón, identificado em setembro de 2021.
A infecção vem sendo tratada com antibióticos.
A infecção vem sendo tratada com antibióticos. “A resposta tem sido adequada e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”, diz o comunicado assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, o oncologista Rene Gansl e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico do Einstein
De acordo com a nota, Pelé continuará internado nos próximos dias. Isso será necessário para a continuidade do tratamento.
Redes sociais
Pelé tem feito postagens em suas redes sociais durante a Copa do Mundo do Qatar, desse ano. Na segunda (28), no intervalo do jogo do Brasil contra a Suíça, com o placar ainda em 0 a 0, fez um post no Twitter: “Como vocês estão depois deste primeiro tempo? Como diria meu amigo, Galvão Bueno: Haja coração. Eu acredito na vitória, e vocês?”.
Como vocês estão depois deste primeiro tempo? Como diria meu amigo, @galvaobueno: Haja coração!
Eu acredito na vitória! E vocês?
.
How are we all feeling after this first half? As my friend @galvaobueno would say: What a heart-stopping match!I believe in a win! And you? pic.twitter.com/2mKFURsdN3
— Pelé (@Pele) November 28, 2022
Nesta quinta, em sua conta no Instagram, foi publicado um texto em que ele agradece homenagem que recebeu no país-sede da Copa. Além disso, Pelé também tranquiliza os fãs. “Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Qatar por essa homenagem, e a todos que me enviam boas energias!”.
Homenagem para o Rei Pelé na Copa Do Mundo durante o jogo Holanda x EUA ❤️🙏 pic.twitter.com/F2xYsWr4ob
— rapmais (@RapMais) December 3, 2022