A Petrobras anunciou hoje uma redução no preço do diesel para as empresas que fazem a distribuição do combustível.
A partir de amanhã, o preço cairá de 5,19 reais o litro para 4,89 reais, uma variação de 5,78%. É impossível dizer se essa redução chegará ao consumidor final, pois o repasse depende de cada revendedor.
Veja a redução no preço do Diesel
Se for considerada a mistura obrigatória de 90% Diesel A e 10% Biodiesel para os componentes diesel vendidos nos postos, a participação da Petrobras nos preços ao consumidor passará de uma média de 4,87 reais para 4,67 reais por litro, segundo informou a empresa.
De acordo com o levantamento de preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o preço médio do litro de diesel na bomba na semana de 11 a 17 de setembro foi de 6,84 reais.
O último corte de preço foi em 12 de agosto, quando as concessionárias cobravam R$ 5,19 pelo litro de diesel. Anteriormente, havia um corte de preço em 5 de agosto, quando o litro era revendido na refinaria por R$ 5,41.
Na última segunda-feira (12), a estatal anunciou redução no preço de venda do GLP (gás liquefeito de petróleo) e do gás de cozinha. Essa queda no diesel pegou o mercado de combustíveis de surpresa. Analistas e executivos esperam que a gasolina caia ainda mais, com os preços internacionais mostrando quedas mais resistentes e menos volatilidade.
No caso do preço do diesel, a explicação foi que a volatilidade das cotações internacionais dos derivativos e sua desconexão com os preços do barril tornava “improvável” a queda dos preços domésticos.
Por que os preços de combustível vêm caindo?
Os preços dos combustíveis caíram depois que a Petrobras mudou sua dinâmica de reajuste de valores. A estatal disse em um comunicado de julho que o conselho e o comitê financeiro da empresa agora supervisionarão a implementação da política de preços.
Para isso, a diretoria da estatal responsável pela definição dos reajustes de combustível deve informar trimestralmente aos dois comitês sobre a evolução dos preços do diesel, gasolina e gás natural no Brasil.