Operações criminosas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descumpriu ao longo deste domingo (30) de eleição uma decisão do STF. Ontem, 29/10, ministro Alexandre de Moraes ordenou que abordagens em transportes de passageiros não poderiam ser feitas durante as eleições.
Contudo, a PRF tem feito essas abordagens em transportes públicos, ao longo do dia. Ou seja, na prática, estão cometendo crimes.
Segundo números internos da PRF aos quais uma matéria da Folha de S. Paulo teve acesso, o órgão já tinha realizado 514 ações de fiscalização contra ônibus até 12h35 deste domingo.
O número de abordagens no segundo turno já é 70% maior do que o que foi registrado na primeira etapa do pleito, realizada no dia 2 de outubro. Com efeito, não é possível estimar se essas abordagens ocorrem antes ou depois da votação desses passageiros.
Circula nas redes sociais que se trata de ativismo e aparelhamento da PRF pela campanha de Jair Bolsonaro (PL). Isso porque as operações estão ocorrendo sobretudo em regiões nas quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem vantagem ampla nas intenções de voto.
Nordeste mais afetado pelas operações da PRF
Na mesma matéria da Folha, mostra que mais de 80 das abordagens da PRF ocorreram só em Alagoas. Há diversas denúncias nas redes sociais em estados do nordeste.
O diretor da PRF é bolsonarista raiz. Sob a gestão de Sidnei Vasquez a corporação enveredou para servir de guarda de ordem de Bolsonaro [sem capacete e em pé na moto pode, PRF?]. Barricadas em descumprimento à decisão do @TSEjusbr precisa de investigação urgente! pic.twitter.com/KqVP7AIE3g
— George Marques 🇧🇷 (@GeorgMarques) October 30, 2022
Prefeito de Jacobina, na Bahia, enquadrando a ação ilegal da Polícia Rodoviária Federal pra impedir a votação de nordestinos.
Qual o próximo passo? Fazer Câmara de gás no camburão pra favorecer Bolsonaro?
AQUI NÃO! Parabéns, prefeito Tiago Dias! pic.twitter.com/7B1rWTDsaY
— ERIKA HILTON 1️⃣3️⃣ 🇧🇷 (@ErikakHilton) October 30, 2022
🚨🚨🚨🚨URGENTE: PRF FAZENDO BARRICADAS PARA IMPEDIR NORDESTINOS DE VOTAREM. TODAS A PESSOAS DE VERMELHO ESTÃO SENDO IMPEDIDAS, INCLUSIVE ÔNIBIS. AÇÃO CRIMINOSA DO MINISTRO DE BOLSONARO. O ESCOTEIRO DO TERROSITA ROBERTO JEFFERSON.pic.twitter.com/mluE7lY0Fq
— 🚩Prof Sergio 🇧🇷 🦑 (@ProfSergioFS) October 30, 2022
Ação do PT contra as operações
O PT protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido. Nele, solicita-se que seja impedido que a PRF atuasse para favorecer o presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a acusação, isso vem sendo feito por meio da abordagem de veículos de transporte de passageiros.
Segundo a representação, a atuação poderia dificultar o deslocamento de eleitores de Lula (PT).
Na noite do sábado (29), o ministro Alexandre de Moraes já havia se antecipado a isso. O ministro proibiu a realização de qualquer operação pela PRF contra veículos utilizados no transporte público de eleitores.
Porém, neste domingo (30), houve diversas denúncias de ações nas redes sociais. Diante disso, o TSE determinou com urgência que o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, dê explicação sobre operações do órgão.
Diretor da PRF é bolsonarista
O diretor-geral do órgão, Silvinei Vasques, publicou nas suas redes sociais pedidos de votos para Jair Bolsonaro. Assim, existe suspeita de que esteja usando essas operações como mecanismo de impedir o voto de eleitores em regiões com maior intenção de voto para Lula.
Outras denúncias
Não foram apenas nas estradas do Nordeste que foram registradas ilegalidades, que dificultam a vida de eleitores. Em Belo Horizonte, mesmo com a decisão de gratuidade no transporte público, o metrô permaneceu cobrando pelas passagens.
Somente depois de notificação do TSE que a empresa que controla o metrô da capital mineira liberou as catracas.
Metrô de BH agora. CBTU de Bolsonaro desculpe decisão judicial e cobra passagem no dia da eleição. Ainda tem lei neste país? pic.twitter.com/RIW25tNJvR
— Roberto Andrés (@rrandres) October 30, 2022
🚨🚨🚨 ATENÇÃO: após notificação, presidente do CBTU-MG (metrô de BH) libera as catracas. 🚇
BORA VOTAR PESSOAL! ✊🏽🇧🇷 pic.twitter.com/LPWhBhLbJx
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) October 30, 2022
Já no Rio de Janeiro, houve denúncias de que a Prefeitura de São Gonçalo cortou o transporte dentro do Complexo do Salgueiro. Diante disso, eleitoras e eleitores tiveram que sair a pé para irem aos seus locais de votação.