Qual Empresa Me Ligou é o nome de um novo serviço lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última quarta-feira (01/02). Com ele, visa combater a sempre desagradável prática de marketing abusivo de algumas empresas.
O serviço é disponibilizado gratuitamente. Ele permite consultar dados das empresas que incomodam consumidoras e consumidores com ligações frequentes. Aqui, explicamos mais a respeito e como usá-lo.
Como é o serviço?
O Qual Empresa Me Ligou foi criado por meio do Art 6º do Despacho Decisório nº 250/2022/COGE/SCO, de 19 de outubro de 2022. Conforme explicamos aqui à época, a determinação visava divulgar números ligados a empresas que recorriam ao telemarketing abusivo.

A iniciativa determina às operadoras que disponibilizem uma ferramenta online de consulta da identificação do titular de determinados códigos de acesso. Cabe lembrar que essa determinação serve para pessoas jurídicas, no caso, empresas.
Quem receber chamada abusiva, tanto por telefone fixo quanto por móvel, precisa apenas do número que originou a ligação. Com ele, será possível checar as informações. O serviço de consulta vai exibir detalhes como o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Também mostrará a razão social da empresa que realizou a chamada.
Operadoras que constam na lista
Inicialmente, só será possível consultar números registrados em um grupo específico de operadoras no site Qual Empresa Me Ligou. Assim sendo, estarão disponíveis as informações de números fornecidos pelas operadoras Claro, TIM, Oi, Vivo, Algar e Sercomtel.
De acordo com a Anatel, porém, os dados das linhas das demais prestadoras estarão disponíveis ao longo dos próximos meses.
Como utilizar o Qual Empresa Me Ligou?
Para utilizar o Qual Empresa Me Ligou, é preciso apenas seguir os passos abaixo. Lembrando que é preciso ter em mãos o número que fez a ligação abusiva. Seguem os passos:
- Acesse a plataforma, pelo endereço www.qualempresameligou.com.br;
- No campo disponibilizado, informe o número incluindo o DDD;
Créditos: reprodução - Marque a caixa “Sou Humano” e, em seguida, clique em “Consultar”;
- Depois disso, dados da empresa que ligou, como seu CNPJ e razão social serão disponibilizados.
É necessário lembrar que o serviço vale para pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Se o número que fez a ligação abusiva for ligado a um CPF, ou pessoa física, aparecerá a mensagem “Não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal”.
Queda no número de ligações abusivas
A Anatel, no lançamento da plataforma, informou uma queda no número de ligações abusivas realizadas por robôs (bots). Elas são o principal alvo das reclamações das vítimas do marketing abusivo.
Segundo a Anatel, no início de junho, cerca de 4 bilhões de ligações do tipo eram feitas semanalmente. Esse número que caiu para 2,47 bilhões na semana de 15 a 23 de janeiro.