O ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral (Sérgio Cabral), se prepara para ser solto nesta segunda-feira (19).
Último preso da Lava Jato, Sérgio Cabral passará o Natal com a família após seis anos atrás das grades. Segundo sua defesa, ele ficará em prisão domiciliar em um imóvel da família em Copacabana por conta de outros processos.
Veja como será a soltura de Sérgio Cabral
Segundo o advogado do ex-governador, a decisão de soltura ainda não havia chegado à Justiça Federal do Paraná na madrugada desta segunda-feira. Segundo ele, isso deve acontecer no início do dia. Para tanto, será expedido alvará de soltura e encaminhado à Vara de Execuções Criminais do Rio de Janeiro.
Em seguida, um policial irá até o Batalhão de Presídios Especiais (BEP), onde o ex-governador está detido, para permitir sua soltura. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu libertá-lo por excesso de prisão preventiva em uma das ações contra ele.
O STF informa que o resultado do interrogatório só será divulgado nesta segunda-feira. Só a partir de então a Justiça Federal do Paraná, responsável pela cassada medida de prisão preventiva, conseguiu expedir o alvará de soltura.
Sérgio Cabral é o último preso da Lava Jato
Cabral, que está preso desde 2016, está em prisão preventiva devido à Lava Jato em curso em Curitiba. No entanto, a Segunda Turma Plena do STJ avaliou que o que deveria ser a prisão preventiva temporária havia sido prolongado por muito tempo e que nenhuma decisão definitiva havia sido tomada (finalmente).
Para o secretário do STF, Gilmar Mendes, a prisão do ex-governador “representa a antecipação do cumprimento da pena”.