Flamengo e Fluminense se enfrentaram neste domingo (18), pela 27° rodada do Campeonato Brasileiro num jogo que contou com cinco expulsões e teve emoção desde o primeiro minuto. A equipe comandada por Diniz mostrou que a eliminação sofrida na Copa do Brasil é página virada e venceu o Rubro-Negro por 2 a 1. Ganso e Nathan marcaram para o Tricolor e Gabriel descontrou para o Flamengo.
Com a vitória, o Fluminense chega aos 48 pontos e assume a vice-liderança provisoria do Brasileirão, ficando a seis do Palmeiras. O Flamengo estaciona na 4° colocação com 45 pontos. Ambos ainda podem ser ultrapassados até o fim da rodada dependendo de outros resultados.
Com a derrota o Flamengo quebra uma invencibilidade de 19 jogos. A última vez que perdeu um jogo com Dorival Júnior no comando foi no 1 a 0 para o Corinthians, no dia 10 de julho.
O Jogo
Como não podia ser diferente, o Fla-Flu começou acalorado no Maracanã, com divididas firmes, um jogo bastante pegado e os dois times tendo boas chances. Mas foi o Rubro-Negro que dominou as ações pressionando a saida de bola tricolor e tendo volume de jogo no ataque.
Aos 5′ minutos, o zagueiro David Braz, único substituto para a zaga tricolor no banco de reservas, levou cartão amarelo após reclamar da marcação de um arremesso lateral para o Flamengo. Após insistir na reclamação de forma assintosa, acabou levando o segundo amarelo seguido e sendo expulso.
Em uma das oportunidades do Flamengo, a equipe rubro-negra roubou a bola perto da pequena área, mas Gabigol não conseguiu finalizar. Numa outra chegada perigosa, Pedro achou Arrascaeta com um belo passe, mas o Uruguaio parou na boa defesa de Fábio.
Apesar das boas oportunidades adversária, foi o Fluminense que terminou o primeiro tempo com a vantagem no placar. Aos 41′ minutos Cano dividiu uma bola com Santos e Léo Pereira dentro da aréa e Raphael Claus viu pênalti do goleiro sobre o atacante argentino. Ganso cobrou a penalidade com categoria mandando a bola no cantinho do lado oposto do arqueiro rubro-negro e abriu o placar no Maracanã.
Segundo tempo
Em busca do empate, o Flamengo atacou desde o primeiro minuto do segundo tempo, mas abusou das jogadas aéreas. Embora tenha chegado com perigo em duas oportunidades com Arrascaeta, Fabio fez boas defesas e foi fundamental para manter a vantagem do Tricolor.
Se de um lado o Flamengo atacava sem efetividade, do outro o Fluminense aproveitou a chance para ampliar o marcador. Aos 32′ minutos, Cano se aproveitou de bobeira da zaga, deixou o goleiro para trás e cruzou. Martinelli cruzou para Nathan completar sozinho de cabeça.
Quatro minutos depois, aos 36′, Cebolinha recebeu cruzamento de Everton Ribeiro no segundo pau e escorou para o meio, onde Gabigol esticou o pé, vencendo a disputa com Manoel e diminuindo o placar. 2 a 1.
Confusão e Expulsões
Após o gol do Flamengo praticamente não teve mais bola rolando. Com a diferença simples no placar o jogo ficou mais disputado e por volta dos 40′ minutos, Marinho cometeu falta em Ganso e começou uma confusão geral. O atacante do Flamengo foi empurrado por Felipe Melo e teve um estranhamento com Manoel. Com empurrões de ambos os lados Marinho e Manoel acabaram expulsos.
Caio Paulista e Cebolinha também se envolveram em outra confusão. O atacante do Flamengo botou as mãos no pescoço do lateral tricolor, que revidou com uma tentativa de cabeçada. Os dois também foram expulsos.
Chance de empatar o jogo
Após toda a confusão Claus deu 10 minutos de acréscimo e o Flamengo continuou buscando o empate. Apesar do jogo truncado, Victor Hugo desperdiçou uma chance clara dentro da pequena área, quando chutou para fora.
Vantagem nos clássicos recentes
Os últimos dez clássicos entre Flamengo e Fluminense mostram ampla vantagem do Tricolor, com sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Entre esses resultados, o título carioca de 2022.
Próximos jogos
Devido a data Fifa, Flamengo e Fluminense voltam a campo na quarta-feira (18),às 19h, pela 28° rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor recebe o Juventude no Maracanã. Já o Flamengo visita o Fortaleza no Castelão.