Com a intensa onda de calor do Brasil, houve um aumento nas vendas de ar-condicionado portátil por todo o país.
Bastante útil para casas ou apartamento, o ar-condicionado portátil é uma opção para aliviar o corpo nas temperaturas mais altas. Mas, como ele funciona? E quais as vantagens e desvantagens deste produto?
Como funciona o ar-condicionado portátil?
O ar-condicionado portátil funciona basicamente da mesma forma que tradicionais. A diferença é que se trata de uma unidade multifuncional, com condensador e evaporador na mesma unidade. Ele capta o ar quente do ambiente, resfria-o e o devolve para diminuir a temperatura do ambiente. E sua instalação é mais simples, sendo possível até mesmo alterar o ambiente.
Para liberar o ar quente para fora, o ar-condicionado portátil possue um tubo flexível. Você pode colocá-lo em uma porta ou janela e usar uma vedação para fechá-la, evitando que o ar quente externo interfira no resfriamento.
Como todos os aparelhos de ar condicionado, os aparelhos de ar condicionado portáteis podem acumular água no condensador. Para isso, os modelos mais novos possuem um reservatório interno que deve ser esvaziado de tempos em tempos. Os modelos mais antigos possuem um segundo reservatório, necessário para o funcionamento.
Vantagens e desvantagens do ar-condicionado portátil
Os aparelhos de ar condicionado portáteis apresentam vantagens e desvantagens em relação aos aparelhos de ar condicionado split, que são os tipos de ar condicionado mais comuns no mercado atualmente.
Além da instalação mais fácil e da possibilidade até de mudar o ambiente, há também um preço final que muitas vezes é mais acessível. Mas os aparelhos de ar condicionado portáteis são menos eficientes do que os aparelhos de ar condicionado estacionários.
Vantagens
Os aparelhos de ar condicionado portáteis são mais fáceis de instalar do que os estacionários – sejam eles aparelhos de ar condicionado split, de dutos ou de parede. Não há necessidade de destruir paredes ou fazer alterações em sua casa: basta conectar o aparelho na tomada, passar uma mangueira até a janela e vedar a fresta com a placa de vedação que acompanha o produto na caixa.
Isto leva à segunda maior vantagem: a mobilidade. Você pode levar um ar condicionado portátil para outros cômodos da casa ou para outra casa. Porém, lembre-se de que esses dispositivos são pesados e devem ser transportados sempre na vertical. Embora sejam portáteis, não são fáceis de mover.
Desvantagens
Como tudo na vida, os aparelhos de ar-condicionado portátil têm algumas desvantagens em comparação com os aparelhos de ar condicionado estacionários. Entre eles está a menor eficiência, o que significa que demora mais para resfriar o ambiente. Esta é uma comparação de modelos com a mesma potência. Esta eficiência também se reflete no consumo de energia, que é maior.
Outro problema é o ruído. Como o condensador está localizado dentro de casa, os aparelhos de ar condicionado portáteis produzem mais ruído do que os aparelhos de ar condicionado split. Além disso, é preciso estar mais próximo para sentir o efeito, o que piora ainda mais o problema do ruído.