A Nubank decidiu encerrar sua assessoria de investimentos na terça-feira (31) após os escândalos de um possível envolvimento com Americanas. Como resultado, 40 funcionários foram demitidos.
A divisão fintech é responsável por recomendar investimentos para pessoas físicas que possuem contas no Nubank. No entanto, a unidade manteve o foco nos clientes de alta renda.
Segundo a financeira, a medida é uma estratégia corporativa baseada na atual conjuntura económica. Segundo a empresa, as demissões não ocorreram devido a uma queda nas ações da Americanas, na qual a fintech detém títulos.
Para clientes com investimentos administrados pela NuInvest, estes não serão afetados. O número total de clientes bancários digitais ultrapassa 70 milhões.
Nubank é mais um nome que sofre com a crise
A Nubank não é a única empresa que está cortando pessoal. Outros nomes, como XP Investimentos, Riachuelo, PagBank, Ebankx e muitas outras empresas também anunciaram demissões. Seguindo o setor de investimentos e tecnologia, Grupo Primo e Empiricus também fizeram demissões.
Por exemplo, a XP Investimentos começou a reformular seu modelo de negócios em 2022, alegando estar em busca de um modelo mais sóbrio e rentável. Com base nisso, a empresa espera que cerca de 10% de sua força de trabalho possa ser afetada. Isso significa que mais de 7.000 trabalhadores podem acabar perdendo seus empregos.