O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle, participaram nesta segunda-feira (19) do funeral da rainha Elizabeth II. Eles chegaram por volta das 6h45 (Brasília) à Abadia de Westminster, onde o corpo da monarca foi velado por autoridades.
Segundo ao G1, antes de deixar a residência oficial do embaixador do Brasil em Londres para participar da cerimônia, Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre suas ações recentes e confrontado sobre o fato de estar aproveitando da ocasião para fazer campanha eleitoral.
“VOCÊ ACHA QUE VIM AQUI FAZER POLÍTICA? PELO AMOR DE DEUS, NÃO VOU TE RESPONDER NÃO. PELO AMOR DE DEUS, NÃO TEM UMA PERGUNTA DECENTE? COMPARA O BRASIL COM OS ESTADOS UNIDOS, COM O RESTO DO MUNDO. FAÇA UMA PERGUNTA DECENTE”, DISSE BOLSONARO, APÓS DEIXAR A RESIDÊNCIA OFICIAL.
Contudo, antes da irritação, o próprio presidente, durante a entrevista e em conversa com apoiadores, introduziu o contexto político-eleitoral brasileiro.
Dirigindo-se a apoiadores, o presidente atacou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem classificou como “ladrão”. Ao comentar a inflação de países europeus por causa da crise energética, Bolsonaro disse que o Brasil vai para o terceiro mês seguido de deflação.
“ALGUÉM TEM DÚVIDA DE QUE O BRASIL É A TERRA PROMETIDA? MAS POR QUE A INSISTÊNCIA EM QUERER COLOCAR UM LADRÃO DE VOLTA NA PRESIDÊNCIA? ALGUÉM ACHA QUE É UMA MARAVILHA SER PRESIDENTE? …BOTAR UM LADRÃO, COM AQUELA QUADRILHA TODA… SÓ A PETROBRAS, O QUE O CARA DESVIOU, VOU FAZER A CONVERSÃO AQUI PARA DÓLAR, FOI EM TORNO DE 160 BILHÕES DE DÓLARES DE ENDIVIDAMENTO” DISSE.
O presidente também classificou como “canalhice” e “covardia” reportagem do portal UOL que apontou que 51 imóveis comprados pela família Bolsonaro foram pagos em dinheiro vivo.
E, sem mencionar suspeitas de desvios no seu governo, afirmou que o Brasil está há “três anos e meio sem corrupção”.
Críticas ao STF
O presidente também voltou a atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2021, anularam as condenações de Lula, tornando-o apto a concorrer às eleições deste ano. Na decisão, o magistrado afirmou que a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos casos da Lava Jato, não era competente para julgar o processo contra o petista.
Questionado sobre a presença no funeral da Rainha Elizabeth II, Bolsonaro afirmou que “todo mundo vai ter um ponto final”.
“O julgamento (Final) vai ser pelas suas ações e omissões. Então, todo aquele que trabalhou contra o próximo, ou se omitiu na hora que podia ajudar, segundo as escrituras, vai ter seu veredito. E lá não tem gente, como alguns do STF, vão falar que estou criticando o STF, né, para ‘descondenar’ uma pessoa e torná-la elegível”, afirmou o presidente.
No último domingo (18), Jair Bolsonaro, já havia explorado a viagem de forma politica. Da sacada da residência oficial da embaixada brasileira em Londres, o presidente repetiu slogans de sua campanha a uma plateia de apoiadores.
“A nossa bandeira sempre será dessas cores que temos aqui: verde e amarela. Jamais aceitaremos o que eles querem impor” declarou ele.
Os cerca de 200 apoiadores, vestindo camisas da seleção ou com bandeiras do Brasil, ouviram o presidente dizer que vai ganhar a eleição presidencial ainda no 1º turno.
A realidade é que a última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgado na quinta-feira (15), aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no 1º turno contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno. A pesquisa Ipec (ex-Ibope) mais recente aponta cenário semelhante: 46% para Lula ante 31% de Bolsonaro.
Além disso, Bolsonaro insistiu nos seus principais motes eleitorais, como rejeição a temas de “drogas, aborto e ideologia de gênero” e o apelo à religião.
Para apoiadores, o presidente criticou Lula e comparou a economia no Brasil com a situação no Reino Unido, que enfrenta uma crise do custo de vida, com salários que não acompanham a inflação.
“Como está a Europa perto do Brasil? Existe ameaça de fome aqui? Prateleira vazia, aumento de preço… Por que a insistência em querer botar um ladrão de volta na Presidência da República? Alguém acha que é uma maravilha ser presidente? Botar um ladrão, com aquela quadrilha toda, na Presidência”, disse Bolsonaro.
Ele gravou um vídeo num posto de combustível e comparou o preço da gasolina local com o preço no Brasil. Nas imagens, que duram cerca de 30 segundos, Bolsonaro disse que a gasolina é mais barata no Brasil, sem mencionar, no entanto, as diferenças salariais entre ambos os países ou impacto da guerra na Ucrânia. A divulgação ocorreu pouco depois de o Reino Unido ter feito um minuto de silêncio em homenagem à monarca.
As manifestações do chefe do Executivo ocorrem depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a senadora Soraya Thronicke pedirem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o mandatário seja proibido de usar imagens da incursão na Europa em campanha eleitoral.
A postura do presidente no Reino Unido gerou desconforto entre diplomatas e críticas de adversários na corrida eleitoral.