No último dia 9 de outubro, o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) afirmou, em uma transmissão nas redes sociais, que estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel) merecem ser queimados vivos.
A fala do parlamentar aconteceu após alunos das Universidades protestarem contra o corte de verbas nas instituições de ensino superior por parte do governo, resultado de um bloqueio no Ministério da Educação (MEC) anunciado no início do mês.
“Inúteis alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel)”. É assim que Nunes inicia o vídeo que tem repercutido nas redes sociais.
Na gravação, o deputado cita o filme “Tropa de Elite” e dispara: “Pegaram aqueles coitadinhos, aqueles riquinhos… queimaram vivo dentro de pneus. É isso que esses estudantes alienados, filhos de papai que tem grana, merecem”, afirmou.
O parlamentar acrescentou que os alunos “sempre dependeram da mesada do papai”, e os acusou de “comprar maconha, cocaína do traficante, que trafica armas para dar para bandidos”.
Confira o vídeo:
Revolta nas redes socias
A declaração de Bibo Nunes gerou revolta nas redes sociais. Muitas pessoas lembraram que o município de Santa Maria foi palco de uma das maiores tragédias recentes do Rio Grande do Sul: o incêndio da Boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, que deixou 242 pessoas mortas.
“Grave sugerir que estudantes de Santa Maria, que lutam em defesa da educação pública, morram queimados vivos”, escreveu a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS). “Na cidade da tragédia da boate Kiss!”, ela ainda ressalta.
O reitor da UFSM, Paulo Burmann, usou as redes sociais para defender os estudantes da instituição. O professor classificou as palavras do deputado como um “injusto e covarde ataque à UFSM, atingindo o conjunto de estudantes da universidade”.
Ver essa foto no Instagram
“Ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto. E que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem seus estudos e que a ciência avance. É um ataque arrogante, carregado de ódio, sem nenhum sentimento humano. Propositadamente ataca a instituição, seus servidores, gestores e seus estudantes sem nenhum conhecimento de causa”, afirmou Burmann, em vídeo publicado no Instagram.
Outros usuários ainda destacaram como a violência do discurso de Nunes está também presente em outros episódios recentes, relacionando a fala do deputado à retórica bolsonarista na política.
Retratação
Em live no seu perfil do Facebook na manhã desta sexta (21), Bibo Nunes se retratou das afirmações, dizendo que “misturaram o que falei do filme Tropa de Elite“. “Se houve margem para algum tipo de manifestação neste sentido, peço desculpas”, ele escreveu.
MPF instaura procedimento para investigar Bibo Nunes
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul vai instaurar um expediente para investigar declarações do deputado federal Bibo Nunes, após xingar os estudantes que manifestaram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao mesmo tempo, o que for relativo a dano moral coletivo, o caso seguirá na PRDC. Esse expediente pode originar um Termo de Ajustamento de Conduta ou numa ação civil pública por dano moral coletivo.
O parlamentar será notificado para prestar esclarecimentos por escrito. Esse expediente seria instaurado de ofício, ou seja, por iniciativa da própria PRDC, mas uma pessoa decidiu também denunciar.