Feito Histórico
Beatriz Haddad Maia fechará o ano de 2022 com mais um feito histórico. Ela será a primeira brasileira a jogar o WTA Finals. O evento, realizado desde 1972, reúne as melhores jogadoras de cada temporada, de simples e de duplas.
Beatriz Haddad Maia jogará o WTA Finals de duplas. Ela alcançou esse feito ao lado da cazaque Anna Danilina. Ontem, elas venceram simplesmente a melhor dupla do mundo para chegarem à final do WTA 1000 de Guadalajara.
Haddad Maia e Danilina venceram a dupla tcheca formada por Barbora Krecjikova e Katerina Siniakova com as parciais 6-2, 5-7 e 10-7, ao cabo de 1h48. Hoje, disputam a final contra as vencedoras do duelo entre entre Luísa Stefani (Brasil)/Storm Sanders (Austrália) e Yi-Fan Xu/Zhaoxuan Yang (ambas da China).

Além disso, a paulista de 26 anos já garantiu a entrada inédita no top 20 do ranking de duplas. Com o resultado, ela está saindo do atual 21º para ao menos o 14º, podendo ainda ser 13ª. Isso se se a australiana Storm Sanders, parceira da também brasileira Luísa Stefani, perder na outra semifinal.
O WTA Finals de 2022 será disputado em Fort Worth, cidade localizada no Texas, nos Estados Unidos. Lá, a brasileira disputará um outro feito histórico, que será a entrada no top 10 de duplas.
Beatriz Haddad Maia se garante no top 20 de simples
Em simples, Beatriz Haddad Maia já está com seu calendário encerrado em 2022. Ela começou a semana com chances bastante remotas de disputar o WTA Finals também de simples. Ela precisava do título do aberto de Guadalajara. Porém, caiu logo na estreia contra Katerina Siniakova, a mesma a quem venceu nas duplas, ontem.
Mas não há nada a se lamentar. A brasileira fez um 2022 histórico também da modalidade de simples.

Bia manterá nesta segunda-feira o 18º lugar no ranking da WTA. Como o ranking encerra com o fim da temporada, ela se tornará a primeira jogadora do Brasil a terminar um ano no top 20.
Esse feito nunca foi alcançado por brasileiras desde que o ranking profissional feminino foi criado, em 1975. Maria Esther Bueno já estava com a carreira em declínio quando o ranking foi criado. Mesmo assim, chegou ao 27º lugar.
No dia 22 de agosto desse ano, a brasileira chegou a ocupar o 15º posto. Esse é o mais alto ranking ocupado por nomes do tênis brasileiro em simples, com exceção de Gustavo Kuerten. O catarinense, ex nº 1 do mundo, permanece o único a atingir o top 10 de simples na Era Aberta.
Briga pelo top 10 no WTA Finals
Como dissemos acima, Beatriz Haddad Maia chegará ao WTA Finals com chances reais de alcançar o top 10 de duplas. Isso porque ela chegará a Fort Worth a apenas 95 pontos da estadunidense Nicole Melichar, que não se classificou para o torneio e é a atual número 9.
Se alcançar tal feito, Haddad Maia será apenas o 7º nome brasileiro a alcançar o top 10 de qualquer ranking profissional do tênis.
Até hoje, apenas seis brasileiros figuraram em algum momento no top 10 dos rankings profissionais de tênis. Gustavo Kuerten é o único em simples, tendo sido número 1 do mundo.
Os demais a alcançarem esse feito foram duplistas. Foram Marcelo Melo (1º), Bruno Soares (3º), Cássio Motta (4º), Carlos Kirmayr (6º) e Luísa Stefani (9º).
Ano impressionante
A exatos 1 ano, Beatriz Haddad Maia voltava ao top 100 do ranking de simples. Depois de suspensão de dois anos e lesões, ela voltou a essa faixa depois de grande desempenho no WTA 1000 de Indian Wells.
O MOMENTO DA VITÓRIA DE BEATRIZ HADDAD MAIA SOBRE IGA SWIATEK, NÚMERO 1 DO MUNDO: pic.twitter.com/ZZSL2IZ7aE
— Break Point (@BreakPointBR) August 11, 2022
Ali, ela alcançava a 96º colocação de simples. Nas duplas, figurava fora do top 400. A grande temporada tanto em simples quanto em duplas fizeram a brasileira subir muitas posições.
Um 2023 melhor?
Quem gosta de tênis, tem todas as razões para esperar uma próxima temporada ainda melhor da brasileira. Com o top 20 de simples e de duplas, ela entrará como cabeça de chave em quase todos os torneios do circuito.
VAI TER 🇧🇷BEATRIZ NO WTA FINALS!
VAI TER 🇧🇷BEATRIZ NA FINAL DO WTA 1000 GUADALAJARA!🇧🇷Bia Haddad e 🇰🇿Anna Danilina jogam muito e vencem a dupla n° 1 🇨🇿B. Krejcikova/🇨🇿K. Siniakova por 6×2 5×7 10/7
Na final, elas podem encarar 🇧🇷LUÍSA STEFANI, o que seria histórico p/ o 🇧🇷! pic.twitter.com/SnpWVxZ2hW
— Tênis Para Além do Óbvio 🎾 (Alemzão) (@AlemTenis) October 22, 2022
Ela não precisará disputar qualificatórios e poderá entrar direto nos torneios maiores. Assim, ela poderá planejar um calendário com menos torneios, mas com maiores prêmios e pontuação.