Copa com três sedes pela primeira vez
A Copa do Mundo 2026 será disputada, pela primeira vez, com três sedes. Estados Unidos, Canadá e México dividirão o maior torneio de futebol do mundo na sua próxima edição. Além disso, outra novidade será apresentada: teremos 48 seleções ao invés de 32, como vem acontecendo desde 1998.
Com 32 times, já temos um formato que já é bem conhecido do público. São 8 grupos com 4 times cada, sendo que os dois melhores se classificam. Mas como será quando tivermos 16 times a mais que o formato atual?

Arsène Wenger, chefe do departamento de desenvolvimento de futebol da Fifa, disse, em uma entrevista coletiva em Doha, no Qatar, que vem sendo estudados pelo menos três formatos.
“Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem”, disse Wenger respondendo pergunta do Globo Esporte.
Formato da Copa do Mundo 2026 divulgado em 2017
Quando foi aprovado o aumento do número de participantes na Copa do Mundo 2026, também se discutiu o novo formato. Em 2017, foi anunciado linhas gerais de como funcionaria o torneio.
Inicialmente, Fifa divulgou que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções. Dessa maneira, as duas melhores de cada chave avançariam para um mata-mata com 32 classificados.

Contudo, isso trouxe várias preocupações. O formato de um grupo de 3 times são um tanto confusos. Além disso, há outro problema desportivo bem significativo. No caso, um time poderia se classificar automaticamente com dois empates. Dessa maneira, o formato poderia incentivar que os times possam jogar apenas para não perder, comprometendo a qualidade da competição.
Além disso, empates de conveniência (quando as duas equipes não se empenham para ganhar o jogo, tendo em vista que o empate favoreceria ambas) poderiam se tornar uma constante na Copa do Mundo 2026 em diante.
12 grupos com 4 times: jogo a mais
Se prevalecer a proposta de 12 grupos com 4 times, o formato da competição pode ficar mais próximo do que já conhecemos. Em cada chave, os dois melhores se classificam, e os terceiro e quarto são eliminados.
Além disso, o formato atual não traz problemas quanto a classificações só com empates. É necessário vencer para se classificar, exceto em casos muito específicos nos grupos. Por exemplo, na primeira edição da Copa do Mundo com 32 times, em 1998, o Chile se classificou com três empates. Mas, como dissemos acima, trata-se de um caso bastante raro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/p/l/wK5bwBRBSWt3ABCtYWZg/mapa.jpg)
Contudo, esse formato pode acarretar outro problema: ter um jogo a mais. No caso, no formato atual, as equipes finalistas precisam fazer 7 jogos no total. Um formato com 12 pode pode, provavelmente, criar uma fase de mata-mata com mais times. Ou seja, uma competição na qual, talvez, os finalistas precisam fazer uma partida a mais que no formato atual.
Com efeito, isso pode acarretar uma Copa do Mundo 2026 de duração maior que as anteriores. Isso, por sua vez, aumentaria seus custos. Ou então os intervalos entre os jogos poderia diminuir, aumentando, por exemplo, o desgaste das equipes e os riscos de lesões.