Único papa a renunciar em 600 anos
Joseph Ratzinger, o Papa Emérito Bento XVI morreu aos 95 anos, na manhã deste último dia de 2022 (sábado, 31 de dezembro). Segundo informações oficiais, ele passou por piora repentina de seu quadro de saúde nos últimos dias.
O velório está marcado para começar na segunda-feira, 02 de janeiro de 2023, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Com efeito, seu funeral será na quinta-feira, dia 05, na Praça de São Pedro. Todo o cerimonial será presidido pelo Papa Francisco.
Morre #BentoXVI
Comunicado da @HolySeePress
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9,34, no Mosteiro Mater
Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”— Vatican News (@vaticannews_pt) December 31, 2022
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [5h34 no horário de Brasília] no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, escreveu o perfil oficial de notícias do Vaticano no Twitter. Pouco antes das 11h locais (7h em Brasília), os sinos da basílica de São Pedro tocaram pela morte de Bento XVI.
Em 10 de fevereiro de 2013, Bento XVI tornou-se o primeiro papa a renunciar o cargo em mais de 600 anos. Desde então vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano. Após a renúncia, foi investido com o título de Papa Emérito.
Sua saúde vinha se debilitando nos últimos anos. Na última sexta-feira (30/12), o perfil de notícias oficiais do Vaticano anunciou que seu quadro era estável. Nas redes sociais, dias antes, o Papa Francisco alertou sobre a fragilidade de sua saúde, pedindo orações.
Breve biografia de Bento XVI
Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn, na Alemanha, 16 de abril de 1927. Passou infância e adolescência na Alemanha em anos conturbados, tendo sua juventude sido marcada por viver sob o regime nazista.
Recebeu a Ordenação Sacerdotal em 29 de junho de 1951. Um ano depois, Ratzinger começou a sua atividade de professor na Escola Superior de Freising. Desde então, desenvolveu uma riquíssima obra como teólogo.
No ano de 1953, doutorou-se em teologia com a tese “Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho”. Quatro anos depois, conseguiu a habilitação para a docência com uma dissertação sobre “A teologia da história em São Boaventura”.

Foi professor de teologia dogmática e fundamental na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising. Continuou atuando como professor e teólogo em Bonn, de 1959 a 1963; em Münster, de 1963 a 1966; e em Tubinga, de 1966 a 1969.
A partir de 1969, passou a ser catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Regensburg. Lá, Ratzinger ocupou também o cargo de Vice-Reitor da Universidade.
A cada vez mais reconhecida atividade de Ratzinger como teólogo e professor levou-o a desempenhar importantes cargos ao serviço da Conferência Episcopal Alemã e na Comissão Teológica Internacional. E foi assim que começou a projeção dentro da Igreja Católica Apostólica Romana que o levaria a se tornar cardeal.
Em 1977, tornou-se arcebispo de München e Freising. No mesmo ano, o papa Paulo VI criou-o cardeal, do título presbiteral de “Santa Maria da Consolação no Tiburtino”.

Já em 1981, João Paulo II o nomeou Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional. Em abril de 2005, foi ordenado 265º papa da Igreja Católica Apostólica Romana, sucedendo o próprio João Paulo II.
Sua renúncia em 2013 surpreendeu o mundo.
Renúncia de Bento XVI, em 2013
Visita ao Brasil
Bento XVI visitou o Brasil em maio de 2007, entre os dias 9 e 13. Sua visita foi para dar início à 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Ela ocorreu em Aparecida, no interior de São Paulo.
Na sua visita ao Brasil, Frei Galvão foi canonizado, tornando-se Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. Assim, o papado de Bento XVI também ficou marcado como aquele no qual se foi reconhecido o primeiro santo nascido no Brasil.
Algumas reações
Várias pessoas se manifestaram nas redes sociais pela passagem do papa emérito Bento XVI. Segue algumas:
Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/A0vEPBltqv— Lula (@LulaOficial) December 31, 2022
Lamento o falecimento do Papa Bento XVI. Sua trajetória está eternizada na história da Igreja Católica. Que descanse em paz. pic.twitter.com/KeCfGn4ML2
— Ciro Gomes (@cirogomes) December 31, 2022
O Governo Federal, por meio da Presidência da República, presta suas condolências aos familiares e amigos do Papa Emérito Bento XVI, em razão de seu falecimento na cidade de Roma. pic.twitter.com/WBf3hkNbl5
— Governo do Brasil (@govbr) December 31, 2022
Nota de pesar do Cardeal @DomOdiloScherer pelo falecimento do Papa Emérito #BentoXVI pic.twitter.com/8HCkRtFsQM
— Arquidiocese de São Paulo (@arquidioceseSP) December 31, 2022
Faleceu o papa emérito Bento XVI. Que descanse em paz no Senhor e receba a recompensa por seu serviço a Deus, à Igreja e à humanidade. Rezemos em sufrágio por ele.
— Dom Odilo Scherer (@DomOdiloScherer) December 31, 2022
CNBB publica nota e destaca Bento XVI como um pastor e teólogo que buscou conciliar fé e razão, a justiça e a caridade https://t.co/fclWEr3fGX
— CNBB (@CNBBNacional) December 31, 2022