Em jogo válido pela segunda rodada do Grupo C da Liga dos Campeões nesta terça-feira (13) o Bayern de Munique venceu o Barcelona por 2 a 0, na Allianz Arena, com gols de Hernández e Sané. A partida marcou o reencontro de Lewandowski contra a equipe que defendeu por oito temporadas.
Na partida, onde o Barcelona teve maior posse de bola, finalizou mais vezes e criou grandes chances, prevaleceu a eficiência de um Bayern que foi assertivo em seus ataques.
Diferentemente dos confrontos anteriores entre as equipes, não é absurdo dizer que houve momentos de domínio total do Barcelona, que contou com o azar de ter seu atacante numa noite não muito inspirada. O polonês perdeu duas chances claras, daquelas que faria com facilidade diante qualquer outra equipe.
Com este resultado, a equipe alemã alcançou seis pontos e assumiu a liderança isolada do grupo. O Barcelona está na segunda posição com três pontos, empatado com a Internazionale, mas fica a frente da equipe italiana pela vantagem no saldo de gol.
O Jogo
O início da partida foi equilibrado, com às duas equipes muito bem taticamente e agredindo a área adversária. Empurrado por seus torcedores, o Bayern iniciou a partida pressionando o Barcelona e tendo maior controle da posse de bola.
Apesar disto, as primeiras grandes chances do jogo saíram em ataques dos espanhóis. Aos oito minutos, Pedri iniciou a contagem: ele cortou a marcação e forçou Neuer a trabalhar.
Aos 10’ minutos, Gavi cruzou para Lewandowski que cabeceou para fora. O polonês ainda teve outras duas oportunidades claras de marcar contra o ex-clube: aos 17 minutos, em chute para fora após lançamento de Gavi, e aos 20, quando foi bloqueado pelo goleiro alemão em nova bola alta.
Aos 26′, foi a vez de Raphinha cortar para dentro e encontrar Lewandowski que mais uma vez teve a chance de marcar na entrada da área. Porém, o chute do artilheiro saiu ao lado da trave.
O Bayern se encontrou na partida a partir da metade do segundo tempo e passou a atacar o Barcelona. Mazraoui, que substituiu o lesionado Pavard, foi o primeiro a assustar Ter Stegen em chute cruzado.
Aos 30’ minutos, foi a vez de Sabitzer finalizar de fora da área. O meio-campista, no entanto, errou o alvo.
Na reta final da primeira etapa Musiala acionou Alonso que cruzou na primeira trave, a bola foi dividida por Mané e Muller que acabaram se trombando protagonizando uma verdadeira trapalhada.
Antes do intervalo, Pedri ainda teve tempo de percorrer o meio-campo inteiro e encontrar Lewandowski livre dentro da área. O artilheiro foi liberado, mas acabou parando na intervenção decisiva de Mazraoui.
Segundo tempo
O Barcelona começou incisivo e logo com 15 segundo do segundo tempo Raphinha bateu de fora da área e, por pouco, não acertou o ângulo da meta do Bayern.
Depois desse lance, o Bayern de Munique dominou o Barcelona jogando com uma intensidade muito maior do que no primeiro tempo.
Aos quatro minutos, após escanteio cobrado por Kimmich, Lucas Hernández apareceu sozinho no meio da área e testou para as redes de Ter Stegen: 1 a 0.
O segundo gol saiu pouco depois, aos 9’ minutos. Após troca de passes que começou da defesa alemã, Musiala conduziu em diagonal e achou Sané em ótima posição, o atacante encontrou espaço, invadiu a área e deslocou o goleiro adversário: 2 a 0.
O Bayern ainda teve a chance do terceiro com Musiala criando oportunidade de chute antes de encontrar Sane na direita, mas a bola saiu por cima do gol. Depois, foi a vez de Goretzka roubar de Torres no meio-campo para liberar Musiala em finalização perigosa na entrada da área.
O Barça voltou para o jogo e voltou a atacar buscando o empate, mas continuou desperdiçando boas oportunidades.
Aos 18’ minutos, Pedri protagonizou lindo lance e tabelou com Lewandowski, que cara a cara com o gol, finalizou para fora.
O próprio ex-Bayern, pouco depois, foi o responsável por chutar cruzado e ver a bola parar, lentamente, nas mãos de Neuer. Ele ainda tentou em cobrança de falta, mas definitivamente hoje não era o dia do polonês.
Assim como aconteceu na etapa inicial, o Barcelona voltou a ter a posse de bola, criou chances, mas não levou perigo ao Bayern. Até o apito final, os espanhóis tentaram, mas não conseguiram sequer diminuir a vantagem alemã.
Próximos confrontos
Na próxima rodada do torneio continental, o Bayern encara o Viktoria Plzen, da República Tcheca, novamente sob seus domínios.
O Barcelona, por outro lado, tem pela frente um confronto diante da Inter de Milão na Itália. Os dois duelos acontecem na tarde do dia 4 de outubro.