O primeiro caso de hantavírus foi registrado no município de Painel, a 34 km de Lages, no estado de Santa Catarina e vem preocupando autoridades locais.
Hantavirose é uma enfermidade aguda, bastante grave, de distribuição universal, provocada por diferentes sorotipos do vírus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres.
Conheça o caso de Hantavírus em SC
De acordo com a secretaria municipal de saúde, em 18 de julho de 2022, um homem de 42 anos foi atendido em uma unidade básica de saúde com dores físicas, fraqueza e cansaço e foi diagnosticado com Covid-19. O homem recebeu medicação e foi instruído a se isolar em casa e retornar a um centro médico se sua condição piorar.
No início de agosto, o Serviço de Doenças Zoonóticas da Autoridade Sanitária Regional de Lagos contatou a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica para informar que o homem estava internado com suspeita de hantavírus e leptospirose.
O paciente recebeu alta na segunda semana de agosto e no dia 12 de agosto, os exames confirmaram positivo para hantavírus e negativo para leptospirose.
Foi realizado um levantamento ambiental da propriedade onde o homem morava com o pessoal de saúde da comunidade. O homem nega contato direto com ratos e um aumento nas populações de roedores selvagens.
A secretaria de saúde da cidade orientou os profissionais de saúde sobre relatos de aumento da população de roedores no interior e na sede da cidade.
De acordo com a direção do grupo de especialistas, as pessoas tomaram conhecimento do Hantavírus por meio de redes sociais, folders informativos sobre prevenção e alerta da doença.