Nesta segunda-feira (31), alguns usuários do Instagram começaram a relatar que suas contas foram suspensas repentinamente, sem qualquer aviso da rede social, afetando grandes marcas e pequenas páginas.
O aviso que os usuários vêm recebendo do Instagram é o seguinte: “Suspendemos sua conta em 31 de outubro de 2022”. Diante disso, essas falhas impedem o acesso à rede social da Meta aqui no Brasil e em outros países, onde alguns usuários relataram que não tiveram as contas suspensas, mas perderam seguidores.
As reclamações começaram a aparecer por volta das 10h e continuaram a aumentar depois das 11h, de acordo com o Down Detector. Muitas vezes, as reclamações nas avaliações da plataforma estão relacionadas à suspensão de perfis de usuários.
Boa parte das reclamações se encontram em cidades mais ao sul do país, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Mas também há queixas em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).
Usuário do Instagram usam o Twitter para saber o que está acontecendo
Com a finalidade de tentar entender o que está acontecendo, os usuários, como de costume, foram até o Twitter buscar explicação sobre as suspensões das contas no Instagram.
No relatório, os usuários relataram que não postaram conteúdo que violasse as diretrizes do Instagram. Os usuários também não conseguiram restaurar as contas do Instagram que foram desativadas pelo erro.
Em uma tentativa relatada no Twitter, o aplicativo de rede social de fotos e vídeos retornou uma tela preta ao iniciar o programa. Atualmente, não há solução alternativa aceita para o bug que suspende o perfil da plataforma.
O que diz o Instagram?
Ao ser questionado sobre a suspensão das contas, a rede social reconheceu a falha. Confira o posicionamento na íntegra a seguir:
“Sabemos que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente”, explicou um porta-voz da Meta.