A rede social TikTok e o jogo PUBG: Battlegrounds foram banidos pelo Talibã no Afeganistão. A justificativa do sistema político que domina o país é que o jogo “promove a violência” e a rede social de vídeos rápidos “levam a juventude a caminhos do mal”.
A decisão foi anunciada após uma recente reunião entre o Ministério das Telecomunicações do Afeganistão e os responsáveis pela aplicação da lei da Sharia no país. O Talibã ordenou a medida em abril, mas só agora está tentando aplicá-la. As empresas de telecomunicações e provedores de internet agora têm 90 dias para remover o PUBG de suas plataformas.
Saiba mais sobre a proibição do Talibã ao TikTok e jogos online
A proibição se aplica à versão móvel do jogo e à popular rede social TikTok. O governo talibã disse que o PUBG continha conteúdo violento, mas ambos os aplicativos foram acusados de “enganar a geração mais jovem” e “desperdiçar o tempo das pessoas”. PUBG tem sido um enorme sucesso no Afeganistão.
Em 2021, o jogo representava uma parcela significativa do tráfego online do país, atraindo cerca de 100.000 jogadores. Tal proibição é apenas mais um elemento da repressão que o Talibã vem travando no país desde que voltou ao poder em agosto passado. Até o momento, extremistas baniram mais de 23 milhões de sites com “conteúdo imoral”.